Representantes da Amams visitam a Sudene


Fonte: Ascom/Sudene

Img 3909 1 I

Grupo liderado pelo prefeito do município Bonito de Minas, José Reis, veio propor uma aproximação maior com a Sudene, durante encontro realizado na quarta-feira (01)

A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amans) apresentou uma lista de projetos considerados prioritários para o Norte de Minas e que podem contar com a parceria da Autarquia, incluindo a inserção de uma vaga para o presidente da Amans no Conselho Deliberativo da Sudene, atração de empreendimentos inovadores, estímulo à indústria regional e apoio à geração de energia sustentável. José Reis – que preside a Amams – e sua equipe foram recebidos pelo superintendente da Sudene, Marcelo Neves, e pelos diretores de Planejamento e Articulação de Políticas (DPLAN), Alexandre Gusmão, e de Gestão de Fundos e incentivos e de Atração de Investimentos (DFIN), Sérgio Wanderley.

Marcelo Neves afirmou que a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste tem interesse em estreitar laços com os estados e municípios da sua área de atuação e elencou uma série de ações que vêm sendo implementadas para promover o desenvolvimento local. Através da DPLAN, a Sudene está participando da elaboração do Plano Estratégico de Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (PESI). O documento é composto por um diagnóstico das principais demandas nas áreas social, econômica, ambiental e de infraestrutura; gargalos e oportunidades para o desenvolvimento do território; propostas de ações de curto, médio e longo prazos; além das estratégias de implantação para a integração dos agentes de desenvolvimento atuantes nas referidas regiões.

O superintendente reforçou que para ampliar, cada vez mais, a atuação da Sudene é necessário unir as lideranças da sua área de atuação em prol do fortalecimento das instituições regionais. Marcelo Neves disse, ainda, que a Sudene vem priorizando o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), que será um “norteador” dessas ações. O Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) e os incentivos fiscais – gerenciados pela Superintendência – também foram apontados como instrumentos estratégicos de promoção do desenvolvimento.

Desdobramentos

Um dos desdobramentos do encontro foi a realização de uma reunião a ser realizada no próximo mês (março) em um município do Norte de Minas, com a participação dos prefeitos da Região, equipe da Sudene e outros atores comprometidos com o desenvolvimento regional.

Mais Notícias

Postado em 02/02/2017 às 17h01